CEO da Solis recebe homenagem em Birigui-SP

O CEO e fundador da Solis Aquecedor Solar , Luiz Antônio dos Santos Pinto, foi homenageado em uma sessão solene, ontem à noite, na câmara municipal de Birigui, interior de São Paulo.  Luiz Antônio recebeu reconhecimento público como engenheiro destaque na cidade onde fica a sede da Solis Aquecedor Solar. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para oficializar uma lei municipal que celebra o Dia do Engenheiro em Birigui, comemorado no próximo dia 11 de dezembro.

Luiz Antônio é nascido em Birigui e foi um dos empresários pioneiros que ajudaram transformar a cidade em um polo de energia solar.  No mercado há mais de 30 anos, ele possui graduação em Engenharia pelo Centro Universitário da FEI (1984). Especialista em Engenharia de Energia, com ênfase na área de Energia Solar. Atualmente é diretor da ABRASOL, entidade que representa as empresas e profissionais de energia solar térmica no Brasil e também é diretor de infraestrutura do CIESP/FIESP e 1º vice-diretor regional da mesma entidade.

VEJA FOTOS DA HOMENAGEM:

 HISTÓRICO PROFISSIONAL: Luiz Antônio é engenheiro de produção eletricista, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) com MBA em Gestão Empresarial pela FGV em 2006. Está no segmento de energia solar desde 1984 quando montou a Profort, empresa de projetos e construções elétricas atuando também em comercialização, instalação e manutenção de sistemas de energia solar, englobando sistema fotovoltaico e principalmente AQUECEDOR SOLAR, sendo pioneira na região. Fundou a Transen Indústria e Comércio Ltda em 1987, fabrica de aparelhos de aquecimento solar, projetando e desenvolvendo todos os produtos e processos de fabricação dentro da empresa. Sob seu comando a empresa cresceu em média 40% ao ano de 1987 a 2005, chegando à liderança de mercado no Brasil em 2001 na época do“Apagão Elétrico”, sempre enaltecendo ser uma empresa de BIRIGUI. Deixou a empresa no começo de 2006 e atuou como engenheiro de produção no setor industrial do calçado até 2010.

Elaborou todo o manual de instalação de aquecimento solar da Transen que depois foi adotado pelo SENAI para treinamentos em todo o Brasil nos cursos que foram criados sob sua supervisão em 1.999. Integrou o Comitê de Normalização de Aquecedor Solar da ABNT (CB 055) desde 1989 até 1998, responsável pela elaboração das normas brasileiras de fabricação, instalação e ensaios dos aparelhos. Desde 2013 volta a fazer parte do comitê, para os trabalhos de revisão das normas.

Tem 20 patentes e depósitos de patentes protocoladas e registradas junto ao INPI. Foi um dos fundadores do DASOL na ABRAVA e teve participação efetiva no desenvolvimento e estruturação desse mercado no Brasil com trabalhos junto aos órgãos governamentais como Ministério de Ciência e Tecnologia, CEF, CEMIG, CPFL, CDHU, COHAB, etc. Com os trabalhos junto ao DASOL teve participação fundamental para conseguir incluir o aquecedor solar no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e apoiou a criação do GREEN Solar na PUC de Belo Horizonte em Minas Gerais, primeiro Centro de Referência em pesquisa de aquecimento solar no Brasil sendo instalado o primeiro aparelho de simulador solar para ensaios, vindo da Alemanha. Mais tarde ajudou a implantação do segundo e maior simulador solar do mundo, que está instalado no IPT em São Paulo e foi inaugurado em 27 agosto de 2012.

Em 2011 vota ao seguimento de energia solar fundando e dirigindo a Solis Indústria e Comércio de Aquecedor Solar S/A, que hoje já é uma das maiores fábricas de aquecedor solar do Brasil com atuações junto a universidades e centros de pesquisas renomados. Atualmente tem mais de 20 projetos de inovação e desenvolvimento em andamento na empresa com sua supervisão, incluindo projetos em parceria com multinacionais como DUPONT, VOSS, SABIC, entre outras e também projetos selecionados no Edital de Inovação SESI/SENAI – CNI.

Comanda hoje uma equipe de 8 engenheiros, vários com mestrado e doutorandos, 5 estudantes formandos de engenharia, atuando em todas as áreas da empresa, focados em pesquisas técnicas, processos, inovações e desenvolvimento de novos produtos, além de uma equipe de engenheiros e técnicos especialistas em sistemas de energia solar fotovoltaica que já atua em todo o Brasil com projetos de todos os portes.

 

 

By | 2017-12-06T16:49:44+00:00 dezembro 6th, 2017|Categories: Institucional|0 Comentários

Sobre o Autor:

Neste espaço você encontra muita informação sobre a Solis Aquecedor Solar e novidades sobre o mundo da energia solar! Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente: mkt@solis.ind.br

Deixar Um Comentário