Energia Solar Fotovoltaica

Isntalação coletor maissol

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia que mais cresce no mundo. A energia do Sol pode ser utilizada para produzir eletricidade pelo efeito fotovoltaico , que consiste na conversão direta da luz solar em energia elétrica, diferentemente dos sistemas solares térmicos, que são empregados para realizar aquecimento ou para produzir eletricidade a partir da energia térmica.

Os sistemas fotovoltaicos têm a capacidade de captar diretamente a luz solar e produzir a corrente elétrica. Essa corrente é coletada e processada por dispositivos controladores e inversores, podendo ser armazenada em baterias ou utilizadas diretamente em sistemas conectados à rede elétrica. Os painéis de energia fotovoltaicas podem ser utilizadas nos telhados, fachadas ou até mesmo diretamente no solo desde que apoiadas por suportes, a aplicação da energia fotovoltaica pode ser em residências, edifícios residenciais e comerciais, indústria e em toda situação que seja necessário a utilização de energia elétrica.

Isntalação coletor maissol

Funcionamento do Sistema

O painel solar fotovoltaico reage com a luz do sol e produz energia eletrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado são conectados uns aos outros e então conectados no inversor solar, o inversor solar converte a energia solar dos paineis fotovoltaicos (Energia Corrente Contínua – CC) em energia eletrica que pode ser utilizada em qualquer equipamento eletrico (Energia Corrente Alternada – AC).

A Energia que sai do inversor vai para o "quadro de luz" e é distribuida para o consumo, e assim reduz a quantidade de energia comprada da distribuidora. A energia solar pode ser utilizada em lâmpadas, TV`s, aparelhos de som, computadores, motores eletricos, ou seja, em tudo aquilo que utiliza energia eletrica e está conectado na tomada.

O excesso de eletricidade volta para a rede eletrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol, e a energia solar gerada é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede transforma-se em créditos de energia para serem utilizados a noite ou nos próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do do sol e reduz a sua conta de energia!

Produtos