Inmetro obriga certificação de aquecedores solares

Passou a valer no último dia 10 de dezembro a portaria 352 do Inmetro que obriga a certificação dos produtos para sistemas de aquecimento solar de água em todo Brasil.

Segundo o órgão, está proibida a fabricação, importação ou comercialização de coletores solares e reservatórios térmicos solares até 1.000 litros, sem a certificação e o número de registro de objeto no site do INMETRO.

As fábricas que estiverem irregulares, podem ser autuadas e lacradas enquanto não se adequarem a norma. O Programa de Certificação de Coletores Solares e Reservatórios Térmicos do INMETRO foi adiado por diversas vezes para que as empresas pudessem se adequar.

A Solis Aquecedor Solar tem hoje todos os seus produtos certificados e aprovados pelo INMETRO. Nos últimos anos, a empresa investiu cerca de R$400.000,00 para cumprir a norma e garantir a qualidade dos produtos. A renovação da certificação deverá ser feita a cada dois anos.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO –  O INMETRO faz ensaios com os produtos e auditoria nas fábricas onde são produzidos. Nesses testes são observados se os equipamentos apresentam bom desempenho, se foram produzidos de acordo com exigentes regras de mercado e das entidades regulamentadoras do governo. Assim é comprovado que o produto atende às recomendações das normas aplicáveis de segurança, eficiência energética ou meio ambiente. Essas certificações ficam disponíveis no site do Inmetro nos links abaixo:

Coletores Solares: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/coletores-solares-banho-e-piscina.pdf
Reservatórios Térmicos: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/reservatorios-termicos-alta-baixa-pressao.pdf

FISCALIZAÇÃO – No estado de São Paulo, o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) deverá fazer visitas aleatórias às fábricas e pontos de venda de aquecedores solares. O instituto é obrigado por lei a fiscalizar o estabelecimento que for denunciado por qualquer pessoa física ou jurídica.  Para denunciar é só acessar o link: http://www.ipem.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=36&Itemid=362  ou pelo telefone: 0800-0130522. A ligação é de graça. Órgãos de outros estados também irão fiscalizar.

 

By | 2018-01-05T10:16:00+00:00 Janeiro 5th, 2018|Categories: Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Neste espaço você encontra muita informação sobre a Solis Aquecedor Solar e novidades sobre o mundo da energia solar! Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente: mkt@solis.ind.br

Leave A Comment